Ouvidoria Santa Casa Buritama

Santa Casa de Buritama

HISTÓRIA

A Santa Casa de Misericórdia de Buritama foi fundada em 21 de agosto de 1960 pelo Padre Arturo Manilia, mais conhecido como "Frei Marcelo". Para levantar o prédio do Hospital, o padre Frei Marcelo juntamente com pessoas da sociedade, realizaram campanhas, inúmeras festas e doações comunitárias, que permitiram o avanço das obras e a inauguração oficial do prédio majestoso na Rua Guilherme Guerbas.

O terreno onde está localizado a Santa Casa de Misericórdia, foi doado pelo senhor Francisco Marangoni (hoje in memorian). As primeiras alas construídas, foram: a secretaria, sala para parto, sala para raio x, posto de enfermagem, berçário, dormitórios e cozinha. Em 1979 foi concluído o Centro Cirúrgico Egidio Marangoni, constituído de duas salas para cirurgia, uma sala pré-parto, uma sala para pós-operatório e uma sala dos médicos. Já em 1984 foram construídos seis quartos particulares e em 1986 e 1988 foram construídos a secretaria, sala para reunião, sala de UTI e mais três quartos.

Nesses 50 anos de história, muitos anos se passaram, muitos atendimentos foram prestados, grandes problemas foram vencidos e a Santa Casa de Misericórdia de Buritama, continua na luta para manter as suas portas abertas e servir a comunidade, honrando assim, os seus primórdios desejos de seus idealizadores.

"A Santa Casa cresceu e ainda vai crescer muito mais. Foram várias batalhas vencidas desde a sua inauguração. Mas com o PROJETO FUTURO organização, garra e concentração nas metas a serem alcançadas, nós vamos vencer essa batalha e terminar de instaurar um programa de Saúde e respeito ao povo de Buritama e da nossa microrregião (Lourdes, Brejo Alegre e Zacarias).", comentou o Provedor da Santa Casa de Buritama, Renato Pimentel Leite.

PRIMEIROS MÉDICOS

Os primeiros médicos do Corpo Clínico da Santa Casa foram: o Doutor Katsumi Hiraide, Dr. Guilherme Toledo e Dr. Claudomiro J. G. da Cruz. É bom destacar que o Dr. Claudomiro continua trabalhando em nosso Hospital. Nos dias de hoje, o nosso Hospital conta com uma equipe de Clínicos Gerais, Cirurgiões, Obstetras, Pediatras, Cardiologistas, Ginecologistas, Radiologistas e Gastroenterologista que estão à disposição da comunidade.

PROJETO FUTURO E A SANTA CASA

Devido a dificuldades financeiras que o nosso Hospital atravessava em meados de 2008, o empresário paulistano Renato Leite, idealizou o PROJETO FUTURO e juntamente com um grupo de pessoas abnegadas de Buritama iniciou a implantação do mesmo, com o objetivo de viabilizar o funcionamento da instituição e adequar a sua estrutura física e organizacional para um melhor atendimento ao ser humano.

Devido a implantação do PROJETO FUTURO, muita coisa mudou em nosso Hospital. Foram reformados o Pronto Atendimento, a ala Administrativa, a Sala de Reunião dos Médicos, a Sala Conforto para os Plantonista, os quartos Pós Parto e Enfermarias Masculina e Feminina.

Além disso, o Centro Cirúrgico foi remodelado, Novas Campainhas foram instaladas nos leitos. Houve também a implantação de uniforme para os funcionários, roupas e sapatos cirúrgicos para os médicos, bandejas térmicas, Kit Higiene e conjunto de pijamas para os pacientes internados.

Equipamentos foram comprados, cursos de capacitação foram realizados e programas foram implantados. E tudo isso, foi graças a você, nosso querido amigo e companheiro cidadão buritamense e da nossa microrregião (Lourdes, Brejo Alegre e Zacarias), que sempre colaboraram nos eventos promovidos pela Santa Casa de Misericórdia.

Foram Leilões, Rifas, Festa do Milho, Emendas Parlamentares, Campanhas de Doação de Alimentos, doações de bolos, doces, vegetais, frutas, verduras e legumes. A todos vocês o nosso muito obrigado, porque vocês acreditaram e continuam acreditando, na Santa Casa de Misericórdia e no PROJETO FUTURO, para inovação no Sistema Hospitalar de nossa cidade. Afinal! O maior beneficiado é você, por isso que o nosso lema é:

A SANTA CASA É DO POVO!

Cuide de sua Saúde, cuide da Santa Casa de Misericórdia de Buritama.

@santacasaburitama.com.br

Desenvolvimento • Henrique Flores